Muita gente acredita que gerenciar redes sociais é apenas fazer publicações, na verdade vai muito além de simples postagens, é preciso definir estratégias e posicionamento, planejamento de publicações, execução, monitoramento e análise de resultados.

Por isso separamos algumas dicas de como você pode montar um plano de marketing digital e começar sua campanha online.

Etapa 1

O primeiro passo é entender o cenário, ou seja, identificar oportunidades e possíveis ameaças que o mercado pode oferecer à sua futura estratégia de marketing digital. Para isso, é fundamental analisar bem sua empresa, fazer um benchmarking (análise da concorrência) e definir a persona (entender o perfil dos seus consumidores).

Etapa 2

Depois dessa etapa, você deve traçar objetivos e metas realistas, elas devem ter números e prazos para acontecer. Podem estar relacionadas à vendas, divulgação/fortalecimento da marca, atrair tráfego para o site e/ou blog, entre outras possibilidades. Só tome cuidado para não criar metas inalcançáveis, por que isso pode te frustrar e você pode acabar desistindo mesmo tendo alcançado um bom resultado. É importante que elas sejam ambiciosas e mensuráveis, mas também alcançáveis.

Etapa 3

Seja qual for a sua estratégia, ela necessitará de uma verba bem definida, porque ao final de cada campanha deverá ser feito o cálculo do seu ROI (retorno sobre investimento). Lembrando que a sua realidade financeira pode limitar os seus objetivos de marketing e consequentemente influenciar nos seus resultados.

Etapa 4

Agora você precisa definir em quais canais vai direcionar o seu investimento, por isso é muito importante conhecer as diferentes redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter, Linkedin, Google+ e YouTube), o uso do site e do blog, a presença nos mecanismos de busca (Google, Bing), e a utilização do e-mail marketing.

Etapa Final

É por fim, o marketing de conteúdo. Ele é de extrema importância para você conseguir um bom engajamento do público com a sua marca. Através dele que vai conseguir captar novos leads e clientes. Tente sempre entregar conteúdos interessantes para os potenciais consumidores, essa é a melhor maneira de gerar valor para as pessoas, criar uma percepção positiva da sua marca e com isso gerar mais negócios

Conclusão

Essas são apenas algumas dicas para você dar o start no seu marketing digital, é claro que existe muito mais coisas envolvidas e mais detalhamento em cada etapa, mas o importante é começar, você só terá resultados e obterá sucesso se der o primeiro passo.